top of page

Sobre Setúbal

 

Situada na região de Lisboa e na sub-região da península de Setúbal, com cerca de 118.000 habitantes por perímetro urbano, Setúbal é um mosaico de possibilidades. Da arte da azulejaria portuguesa à dança dos golfinhos, das igrejas do Barroco à Reserva Natural do Sado, da herança de Bocage à flora única da Arrábida, natureza e cultura integram-se num admirável mundo novo, que espera por si.

​

A Cidade e a Serra

 

Logo à saída da cidade buliçosa e movimentada fica o cenário irreal, pacificador da Arrábida. Nos seus mistérios e nos seus silêncios, nas suas praias e nos seus enredos, nos seus conventos e fortes, na sua fauna e flora, mora muito do fascínio que faz da Península de Setúbal uma região única no Mundo. E enquanto a Serra o recebe, afirma-se uma Cidade.

​

Cidade virada ao mar

 

Os pescadores e as suas embarcações, o rio e o mar são parte indissociável da identidade de Setúbal.
O colorido das centenas de embarcações ancoradas ao longo da zona ribeirinha contrasta com o bronze carregado da pele dos homens da faina.
Gente do mar, habituada a ultrapassar todos os desafios, com uma sabedoria e humor peculiares, capaz de pintar com palavras quadros que deixam qualquer um embevecido.
Comércio com tradição
É na zona da Baixa que se pode encontrar grande parte do comércio tradicional.
Lojas para todos os gostos, com representações de algumas das mais reconhecidas marcas mundiais, misturam-se com outras mais antigas, onde se descobrem algumas raridades e produtos menos convencionais.
Não só de comércio vive a Baixa. A cultura espreita a cada esquina, alguns edifícios são testemunhos vivos de uma cidade que cresceu, modernizou-se, sem esquecer o seu centro histórico.
Praticamente todas as ruas da Baixa convergem para a Praça de Bocage, um dos principais pontos de encontro das gentes de Setúbal e de quem visita a cidade.
As esplanadas da Praça – dedicada a um dos maiores vultos da poesia portuguesa – convidam a uma pausa. Enquanto saboreia uma bebida refrescante, deixe-se surpreender pelos artistas de rua que animam a zona nobre da cidade. A estátua do poeta Bocage, com os olhos postos no mar, é o ex-líbris da Praça mais concorrida da urbe.
Quase ninguém resiste em tirar uma fotografia junto do monumento que homenageia “Elmano Sadino”. Mesmo ali em frente, realce para a principal avenida da cidade, dedicada a Luísa Todi, nascida em Setúbal em 1753 e reconhecida como um dos maiores nomes de sempre da canção lírica.
É também na Praça de Bocage que se encontra o edifício dos Paços do Concelho, onde funciona a Câmara Municipal.

​

Arrábida ao natural

 

Considerada uma das mais belas serras portuguesas devido à localização privilegiada junto do mar e à biodiversidade que acolhe, a Arrábida, tem caraterísticas peculiares em termos de clima e de vegetação, vincadamente de cariz mediterrânico.
O nome da Serra, onde pontificam espécies únicas e dotada de temperaturas moderadas, provém do árabe e significa “local de oração”.
Desde 1976, o Parque Natural da Arrábida assegura a proteção dos cerca de 11 mil hectares de área, boa parte deles virados para o mar e a partir dos quais se avistam cenários deslumbrantes. Uma soberba paisagem de uma serra com pouco mais de 500 metros de altura mas imponente ao debruçar-se sobre um oceano de águas límpidas.
Ao recortar a Serra por entre uma estrada ondeante, que convida a desacelerar o ritmo, encontram-se os mais idílicos locais, desde praias a vales encantadores.
Destaque para áreas onde a vegetação conserva caraterísticas mais próximas das originais como a Mata do Solitário, a Mata do Vidal e a Mata Coberta, classificadas como reservas integrais. Gato-bravo, toirão, doninha, raposa, lebre, coelho e águia de Bonelli são algumas das mais de duas centenas de espécies registadas.
Mas não é só em terra que a zona é protegida. A riqueza subaquática da região da Arrábida é tal que este é o único parque marinho existente em Portugal continental.

​

Marca humana na Serra

 

Além do singular património natural, a Arrábida é rica em património edificado.
A Fortaleza de S. Filipe, o Forte de Santa Maria e o Convento da Arrábida são exemplos de uma secular coabitação harmoniosa entre a obra humana e a natureza. Situado na encosta sul da serra, o Convento da Arrábida, fundado em 1542 pelos frades franciscanos, possui uma arquitetura que, devido às suas características e modéstia de volumes, parece mais uma obra da natureza do que do Homem.
Ocupado pelos religiosos até 1834, atualmente é utilizado para fins culturais pela Fundação Oriente. Outra pérola da Arrábida, de visita obrigatória, é a Fortaleza de S. Filipe.
Transformada em pousada já no século XX, a partir daquela fortificação do século XVI a panorâmica é soberba. As vistas sobre a cidade, a baía de Setúbal, Troia, o rio Sado e o oceano são inenarráveis.
Localizado no Portinho da Arrábida, debruçado sobre o mar, o Forte de Santa Maria, erigido em 1670, por ordem do rei D. Pedro II, para proteção da zona costeira, merece também uma visita. Hoje, alberga o Museu Oceanográfico e um centro de biologia marinha, propriedade do Parque Natural da Arrábida.

​

Praias para todos os gostos

 

Embora com particularidades próprias, as praias de Setúbal comungam de uma característica que as torna únicas: estão todas inseridas no Parque Natural da Arrábida.
O Portinho da Arrábida, eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, tem uma enseada a servir de espelho ao verde da serra, que se debruça sobre o areal.
Propícia ao mergulho, encante-se com a fauna e flora únicas existentes nas águas límpidas do Portinho.
O mar calmo e a beleza da paisagem envolvente fazem da Figueirinha uma das mais conhecidas praias da região, tornando-a bastante concorrida durante a época balnear.
A pouca ondulação cria ótimas condições para nadar e o extenso areal convida a passeios mais demorados. A Praia da Figueirinha, galardoada com a Bandeira Azul, reúne ainda excelentes condições para a observação de espécies marinhas.
Espécies que abundam, também, na Praia de Galapos. Muito sossegada e abrigada, tem um mar calmo e de águas claras. É ideal para o mergulho e para a caça submarina.
De igual beleza, mas mais pequena, destaque para a Praia da Maria Esguelha, localizada pouco depois da saída da cidade em direção à Arrábida.

​

in http://visitsetubal.com.pt/a-cidade/

​

​

​

​

bottom of page