top of page

Comissão Executiva

Presidente

Isabel Filipe

Mestranda em Arte e Educação na UAberta – Universidade Aberta de Lisboa (2015-); Pós-Graduada em Arte e Educação – Universidade Aberta de Lisboa (2016); Licenciada em Animação Sociocultural (2010) pelo ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas; Frequência da Licenciatura em Educação Social (2010) no ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas; Curso Técnico Profissional de Bibliotecas, Arquivo e Documentação (1993) pela APBAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Orientadora e Júri de Provas de Aptidão Profissional (PAP) nas áreas do Curso de Animação Sociocultural e Curso de Técnico de Apoio à Infância; Colabora em publicações científicas das áreas de Animação Sociocultural em Portugal e Espanha; Participação como oradora, membro de comissões organizadoras e executiva em vários congressos, seminários e conferências na área de Animação Sociocultural; Desde 1993 que exerce funções na Câmara Municipal de Mafra, sendo responsável pela conceção e realização de atividades de animação sociocultural nas áreas da Cultura, Educação e Juventude; Possui várias formações na área da Animação à Leitura e Bibliotecas; Desde 2010 que é membro associativo e dirigente da APDASC e desde 2016 que é Presidente da Direção Nacional da APDASC.

Secretária

Filipa Pereira

Nasceu em Lisboa em 1988, é licenciada em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação (ESELx), Instituto Politécnico de Lisboa (2010), e mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pela mesma instituição com o tema “Reafirmar a Identidade Cultural Local – o Património Cultural Imaterial como Recurso” (2014), uma pesquisa que procura compreender a abordagem do património cultural imaterial em contexto escolar, e o impacto deste na identidade cultural da criança, e na sua relação com o contexto local.
Enquanto animadora sociocultural, trabalhou em 2016 na Misericórdia de São Pedro do Sul junto da população idosa e, entre 2010 e 2014, foi docente na licenciatura de Animação Sociocultural na ESE de Lisboa. Recorrendo às técnicas da animação sociocultural, tem desenvolvido trabalho na área da música e dança tradicional portuguesa, trabalhando tanto
com crianças como com adultos em escolas, centros de dia, entre outros espaços.
O seu interesse pelo universo do património cultural imaterial, sua valorização e revitalização
nos dias de hoje tem sido essencial no seu percurso, e continua a marcar a sua atuação na área sociocultural.

Vice-Presidente

Bruno Batista

Animador Sociocultural, ator, formador certificado e contador de histórias. Licenciado em Animação Cultural e Educação Comunitária pela Escola Superior de Educação, IPSantarém (2003). 

Trabalhou no Centro de Apoio a Idosos de Portimão (2003/04) e atualmente colabora com o Centro de Dia da AURPIF na Amadora.

Professor no ensino público durante 8 anos nos cursos de Animação Sociocultural e Apoio à Infância.

Desde cedo participou no movimento associativo, sendo sócio fundador da Assoc. Ideias do Levante, em Lagoa onde se formou como ator e participou em várias produções teatrais. Associando a profissão de animador com a de narrador, tem percorrido o país, com sessões de contos, participações em festivais, feiras do livro e congressos. Autor de vários projetos de animação e de narração, destacam-se o programa radiofónico “Conto num minuto” na Rádio Racal, "Escola de narração" com as Estórias de se Tirar do Chapéu e "Noites Encontadas" com o Teatro Experim. de Lagos.

Como formador certificado realiza workshops de Narração oral, de promoção do livro e da leitura e de animação sociocultural. 

Como ator integrou várias produções na ideias do Levante, teatro da trindade e teatro D.Maria II. Atualmente colabora com a companhia Rituais Dell Arte onde participa nos musicais infantis "Cinderela" e "Bela Adormecida", com espetáculos por todo o país. Colabora também com o Teatro Experim.de Lagos, desenvolvendo vários projetos de teatro e de narração oral.

bottom of page