top of page

Comissão Científica

Ana da Silva

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação(ESE | IPSantarém).

Doutorada em Ciências da Educação - Intervenção Psicossocioeducativa, pela Universidade de Vigo (Espanha).

Título de Especialista em Educação e Intervenção Não Formal: Animação Sociocultural e Formação de Animadores/as.

Mestre em Literaturas Comparadas, Portuguesa e Francesa, Séculos XIX e XX, pela Universidade Nova de Lisboa.

Maître em Langues Vivantes Étrangères, pela Universidade de La Sorbonne-Nouvelle-ParisIII.

Animadora da Leitura e da escrita.

Coordenadora da área de animação sociocultural do Instituto Politécnico de Santarém e do espaço Tertúlia.

Coordenadora do CET Animação Sociocultural Aplicada ao Turismo e do TeSP Animação Sociocultural Aplicada ao Ecoturismo (da ESE|IPSantarém).

Cocoordenadora da área científica Estudos e Projetos Socioeducativos do Departamento de Ciências Sociais e da área científica Educação e Intervenção Não Formal do Departamento de Educação e Currículo da ESE|IPSantarém.

Lecionou, em acumulação, no Instituto Politécnico de Leiria na área das línguas, e no Instituto Politécnico de Castelo Branco, na área da animação sociocultural.

Coordenadora de diversos projetos de animação sociocultural, dos quais alguns na área da cultura e produção/dinamização cultural: Arte na Rua (Artes plásticas), Vamos Cozinhar Histórias (Escrita criativa), Contar Contigo (Património literário de expressão oral e animação da leitura), Marionetas Solidárias/ Ecofantoches (Expressão plástica, escrita e dramática), Curtas Fora de Portas (Realização cinematográfica e cultura visual), Animar a Cidade (Animação urbana, nomeadamente do centro histórico de Santarém; visitas guiadas a sítios turísticos), etc.

Albino Viveiros

Licenciado em animação sociocultural pelo Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Educação. Exerce funções como técnico superior de animação sociocultural na Câmara Municipal de Machico. Foi dirigente associativo em diferentes organizações de âmbito regional e nacional no âmbito da cultura e defesa do património cultural. Foi dirigente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC) - Delegação Regional da Madeira e atualmente é dirigente na Associação Insular de Animação Sociocultural (AIASC).

No exercício da atividade profissional tem integrado a comissão organizadora de diferentes eventos socioculturais (de recriação histórica, de gastronomia, de promoção cultural e artística), tem desenvolvido trabalho na área da co-produção de concertos e espetáculos.

No campo da produção bibliográfica tem artigos publicados em revistas com arbitragem

científica, em atas de congressos, em obras coletivas e outras revistas que versam sobre a transversalidade das questões e dos espaços de intervenção da animação sociocultural e dos animadores, de temáticas agregadas ao património cultural e às políticas culturais.

É membro do conselho de redação da revista Quaderns d’ Animació i Educació Social e editor da revista Práticas de Animação.

Abraão Costa

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você. Visite meu site.

Abraão Costa

Mestre em Animação SocioCultural  e Associativismo pela Universidade do Minho e Licenciado em Animação SocioEducativa com especialização em Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Educação de Coimbra tem uma vasta experiência humanitária internacional em vários países. É Professor, Animador, Autor de mais de uma dezena de obras pedagógicas e de ficção e Coordenador de vários projetos internacionais. Tem experiência sobretudo nas áreas da Animação Sociocultural, no trabalho com cidadãos com necessidades educativas especiais e portadores de deficiência, no Teatro Inclusivo, Expressão Corporal e Simbologia Grupal, metodologia que ajudou a formar e divulga por todo o mundo. É atualmente diretor dos Cursos Profissionais de Animação Sociocultural e Apoio Psicossocial  na Cooperativa de Ensino Didáxis. Leciona ou lecionou as disciplinas de Comunidade e Intervenção Social,  Área de Expressões e Animação SocioCultural. É ainda docente de Técnicas de Animação e Acolhimento no Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural. Desempenha as funções de Secretário-Geral  e Coordenador Pedagógico em várias organizações não governamentais de caráter nacional e europeu, coordenando projetos internacionais de desenvolvimento local e intervenção comunitária. Salienta-se o seu trabalho na PASEC - Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, no Movimento Internacional de Apostolado de Adolescentes e Crianças e na Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil. Conferencista em inúmeros congressos mundiais e europeus. Animador Socioeducativo de vários grupos juvenis, tem grande experiência na gestão de Dinâmicas e Trabalho em Rede de promoção do Protagonismo juvenil e Democracia Participativa. É formador da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus + Juventude em Ação da União Europeia e entre outras responsabilidades coordenou Plano Nacional de Formação "Desporto e Juventude - aceita o Desafio".

António Almeida

Professor Coordenador na Escola Superior de Educação de Lisboa, onde exerce funções desde 1998. Desde o ano letivo de 2007/2008 que é coordenador responsável pela Unidade Curricular de Património Natural, Ambiente e Saúde que tem tido como principais finalidades: i) a promoção do conhecimento do património natural de Portugal, articulando-o com o património cultural;

ii) o conhecimento ecológico e ambiental enquadrado ainda na dimensão da saúde humana;

iii) a visitação de alguns locais de interesse natural e cultural para melhor conhecimento dos estudantes acerca das suas potencialidades; iv) a idealização de atividades suscetíveis de serem implementadas por animadores em ambiente de outdoor e destinadas a diferentes públicos-alvo. Também foi responsável, no mesmo curso, pela Unidade Curricular de Seminário de Cultura, Arte e Ciência, e que visa a análise integrada de obras de arte, numa perspetiva da sua divulgação junto dos Animadores, mas com o intuito de estes reconhecerem o seu potencial no seio das atividades suscetíveis de serem implementadas  no seu futuro profissional.

De entre os locais que têm sido objeto de visitação ao longo de uma

década, e que apresentam um inegável valor formativo para uma visão mais integrada das dimensões do património natural e cultural, destaca-se a dinamização de atividades no Parque Natural da Arrábida, no Parque Natural de Sintra-Cascais, Tapada de Mafra, instalações da ERP (European Recycling Platform) Portugal na Quinta da Beloura e Centro Cultural de Belém.

Carla Cibele

Começando pela Educação não formal, é de referir que Carla Cibele Figueiredo realizou

formação em teatro nas oficinas jovens do teatro da Comuna-Teatro de Pesquisa

(1981-1984), tendo posteriormente colaborado durante vários anos (a partir de 1987) com a UPAJE, associação que se dedica à ocupação lúdica e criativa dos tempos livres das crianças e jovens. Recentemente (2014) voltou a fazer parte de uma associação de âmbito comunitário, intitulada “Move-Comunidades” de que é co-fundadora.

Em termos da Educação formal e conferente de grau académico, é de referir que realizou o curso do Magistério Primário (Lisboa, 1987), é licenciada em Psicologia da Educação (ISPA, 1994), tendo ainda o mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta, 1999) e o doutoramento em Educação Universidade de Lisboa, 2011).

Foi professora do 1º Ciclo, Técnica de Educação no Ministério da Educação (Instituto de Inovação Educacional) até 1999, ano em que transitou para a Escola Superior de Educação de Setúbal como docente do ensino superior. Está actualmente inserida no departamento de Ciências Sociais e Pedagogia, tem trabalhado na formação inicial e contínua de professores, educadores e animadores socioculturais, coordenando actualmente o curso de Animação e Intervenção Sociocultural. Tem feito vários

projectos de formação, de investigação e de intervenção comunitária nas áreas da cidadania, multiculturalidade e das políticas educativas. Colabora com várias instituições e agências de avaliação, apoiando, como perita externa, desde 2009, as escolas inseridas em Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP).

Carlos Colaço

Técnico Superior de Animação Sociocultural, mestrando em Prática Culturais para Municípios. Foi delegado da APDASC-DRLVT

entre 2007 e 2011; Participou em vários programas europeus de intercâmbio; Coordenou e promoveu o desenvolvimento de projetos e atividades de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico e recreativo para todas as idades; Atualmente é diretor da Colónia de S. Julião da Ericeira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Mario Viché

Doctor en Ciencias de la Educación, Animador Sociocultural; Profesor Asociado de la Universidad de Valencia, Editor de la Revista quadernsanimacio.net; Profesor e investigador. Ha publicado varios libros en el campo de la Animación y la Gestión Cultural. Entre ellos «Animación y gestión cultural» (1990); «La Educación Sociocultural» (2010) o «Ciber@nim@ção”; Traducción al portugués de Ana da Silva (2014); Ha participado como formador en diversos másters en las Universidades de Sorbona-París V, Salamanca y la Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. (Brasil). Fué Director del Festival Internacional de Cine «Cinema Jove» de Valencia entre 1986 y 1996, Fué Coordinador en España del Programa Europeo Pépinières para Jovenes Artistas. Dirigió el apartado de cine en la Bienal de Jovenes Artistas del Mediterraneo en Lisboa en 1995. Actualmente es Co-presidente de l’Aiffa (Agencia para la formación y fomento del audiovisual); Miembro de honor del Colegio de Educadoras y Educadores Sociales de la Comunidad Valenciana y Socio de Honor de APDASC en Portugal.

Rui Fonte

Em 1993, com apenas 15 anos, estreia-se como coordenador de monitores das Atividades de Tempos Livres, em regime sazonal, no Centro Social e Paroquial de Canas de Senhorim, onde desenvolve atividades de Animação, Intervenção Comunitária e Desenvolvimento Local, até 1997.

Em 2003, depois de concluir a Licenciatura em Animação Socioeducativa pela ESE de Coimbra, é responsável pelo Projeto de Intervenção Comunitária em Santa Clara, promovido pela Associação Integrar de Coimbra.

Em 2004 regressa a Canas de Senhorim, como responsável pelas atividades de Animação Sociocultural no Lar e Centro de Dia Padre Domingos e no ATL do Centro Social Paroquial de Canas de Senhorim.

Em 2005 ingressa, no Ensino Profissional como docente e coordenador do Curso Profissional de Animador Sociocultural, em diferentes escolas, onde é também Júri de Provas de Aptidão Profissional e coordenador de Formação em Contexto de Trabalho.

Em 2006 conclui a Pós-graduação em Ciências Documentais pelo ISLA de Santarém.

Participa, desde 2007, em projetos de Educação e Formação de Adultos, com especial dedicação ao 3º sector, incentivando para a animação sociocultural e criatividade.

É sócio n.º 1/ Fundador e Vice-Presidente da AS – Associação Regional de Animadores Socioculturais de Tondela, constituída legalmente em 2009, onde desenvolve atividades de Intervenção comunitária, Rentabilização de Tempos Livres e Animação Sociocultural.

Em 2010 termina o Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Animação Sociocultural, na UTAD, de onde resulta o estudo, editado em livro em 2012, "A Formação de Animadores Socioculturais". 

Desde 2011 é coordenador responsável pela Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo onde, através do livro e da leitura, desenvolve projetos comunitários que promovem o desenvolvimento local e o enriquecimento cultural e educativo, através do sentimento de pertença, da identidade, da relação com o outro e da valorização do património imaterial da comunidade.

Conclui, em 2015, o Doutoramento em Ciências da Educação, na UTAD, com a tese "A Animação Sociocultural e os lugares de educação para a participação, autonomia e cooperação: o estudo de caso da Fundação Lapa do Lobo".

Autor de inúmeros artigos, apresentados em Congressos Internacionais de Animação Sociocltural,  e livros sobre Animação Sociocultural, nas suas mais diversas abordagens.

Em 2016 edita, com o apoio da Fundação Lapa do Lobo, o livro “Fundação Lapa do Lobo: lugar de educação para a participação, autonomia e cooperação à luz da Animação Sociocultural”, que tem como base a Tese de Doutoramento.

bottom of page