Comissão Organizadora
Carlos Costa
Licenciado em Animação Sociocultural; Técnico Superior - Animador Sociocultural na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis; Coordenador da Coleção "Animação Sociocultural" da LIVPSIC - Livraria da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Coordenador de várias obras sobre Animação Sociocultural, Voluntariado, Cidadania, Envelhecimento Ativo, Cooperação e Desenvolvimento; Coautor das obras "Jogos e Atividades Adaptados ao Trabalho com Seniores" e "ADN - Atividades, Dinâmicas e Novos Jogos para Grupos de Jovens"; Fundador e dirigente da APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, RIA - Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (2006/08); Dirigente da PASEC - Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais; Comunicações públicas em vários Congressos, Colóquios, Encontros, Jornadas, Conferências e Seminários sobre Animação Sociocultural realizados a nível nacional e internacional.
Luís Mendes
Licenciatura em Gestão de Artes na Cultura e na Educação, pela ESE Jean Piaget - Almada; Bacharelato em Animação Sociocultural, pela ESE Jean Piaget - Almada; Técnico Superior - Animaçãor Sociocultural na Câmara Municipal da Amadora, a exercer atualmente funções de Gestor Cultural no Cineteatro D. João V; Presidente do Conselho Fiscal da APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural; Diretor da caixanegra . colectivo de criação (Amadora); Membro da organização do Fórum Permanente de Teatro (FPTA - Federação Portuguesa de Teatro), entre 2008 e 2016; Membro da Comissão Organizadora do XV Congresso Internacional de Animação Sociocultural "Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações" (15 e 16 de novembro de 2012, Lisboa, APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural); Membro da Comissão Organizadora do XVII Congresso Internacional de Animação Sociocultural "Animação Sociocultural, Cidadania e Política Europeia" (15 e 16 de novembro de 2013, Mértola, APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural); Membro da Comissão Organizadora do XXI Congresso Internacional de Animação Sociocultural "Cooperação, Desenvolvimento e Futuro" (20 e 21 de novembro de 2015, Ericeira, APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural); Membro da Comissão Organizadora do III ENAS - Encontro Nacional de Animadores Socioculturais (8 de abril de 2017, Odivelas, APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural); Dirigente associativo desde 1993.
Nuno Soares
Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural
Pós-graduação em Práticas Culturais para Municípios
Mestrando em Educação Social e Intervenção Comunitária
Organizador do Ciclo de Debates Pré-congresso Setúbal (XXI Congresso Internacional de Animação Sociocultural “Cooperação, Desenvolvimento e Futuro” 2015 - APDASC)
Coordenador do Serviço Socioeducativo do Arquivo Municipal de Setúbal/Câmara Municipal de Setúbal
Fundador do Projeto AnimArq/Câmara Municipal de Setúbal
Dirigente associativo desde 1989
Membro associado da APDASC
Ana Teodoro
Professora de Física e Química do ensino secundário, licenciada em Bioquímica e mestre em Estudos de Teatro. Tem alternado a sua atividade profissional entre a investigação científica (com mais de sete anos de experiência em diversas áreas) e a docência (tanto no ensino superior politécnico, como no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário).
Esteve oito anos como equiparada a assistente na Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Lisboa, onde leccionou disciplinas da Licenciatura em Animação Sociocultural (Animação através da Ciência; Seminário de Cultura, Arte e Ciência) e acompanhou estágios curriculares de estudantes de 1.º e 2.º anos dessa licenciatura. Desenvolveu igualmente alguma pesquisa e reflexão sobre a Animação Sociocultural que se traduziu em comunicações e publicações - em equipa ou a título individual - em actas de congressos ou revistas especializadas. Teve oportunidade de estar presente em diversos colóquios e congressos de Animação Sociocultural, em Portugal e noutros países.
Desde Janeiro de 2016 integra a direcção da APDASC, acreditando que a Animação
Sociocultural é uma actividade fulcral para o desenvolvimento social na perspectiva da
valorização constante da dignidade humana e que é uma intervenção cada dia mais necessária
nas sociedades contemporâneas.
Mário Montez
Animador sociocultural desde 1994. Tem realizado trabalho de intervenção social na área metropolitana de Lisboa, com destaque para o Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, Programa Escolhas e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Mais recentemente animou e co-coordenou um projeto participativo de arte e animação nas Aldeias do Xisto de Góis.
Formou-se em Animação Cultural pelo Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE – Bacharelato; 1996) e em Animação Socioeducativa pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC – Licenciatura; 2001). É mestre em Estudos do Desenvolvimento pelo ISCTE-IUL (2012).
É professor adjunto no Instituto Politécnico de Coimbra/ Escola Superior de Educação onde lecciona nos cursos superiores de Animação Socioeducativa e de Teatro e Educação.
Nos últimos anos tem desenvolvido actividades relacionadas com metodologias visuais participativas com intencionalidade socioeducativa.
É agente multiplicador do Programa SOMOS – Programa Municipal de Educação para a Cidadania Democrática e Direitos Humanos, da CM Lisboa. É, desde 2017, vogal da direcção da APDASC.
Carla Ferreira
Assistente Técnico na Junta de Freguesia das Água Livres - Amadora, a exercer atualmente funções de Auxiliar de Educação na EB1/JI José Ruy; Relatora do Conselho Fiscal da APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural; Membro da Comissão Organizadora do III ENAS - Encontro Nacional de Animadores Socioculturais (8 de abril de 2017, Odivelas, APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural); Participou na organização de diversos Encontros de Associações de Pais, no Concelho da Amadora; Fotógrafa.
Sandra Cordeiro
Nasci e cresci em Palmela, nos tempos de esperança numa democracia global e muito
embalada pelas vivências socioculturais e associativas de um território local.
A relação com a Animação Sociocultural é formalizada com a formação académica por
terras do Alentejo e é em Portalegre que recebo as fontes, relaciono-me com os âmbitos e as práticas do animar e concluo o curso de Animação Educativa e Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.
A formação profissional tem acontecido como oportunidades de aprendizagens contínuas, ao logo da vida, frequento cursos nas áreas da Animação de Tempos Livres, da Gestão e Produção das Artes do Espectáculo, do Teatro, da Educação Intercultural, das Dinâmicas de Grupos, da Cooperação e Participação e das Expressões Artísticas.
No que diz respeito ao exercício profissional, integro desde 1998 a equipa técnica da Câmara Municipal de Palmela.
Em 2008, um convite amigo surge para partilhar alguma experiência como animadora
junto dos estudantes de Animação e Intervenção Sociocultural e realizo até à data a função de assistente convidada, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, com realização de prova de especialista, em termos curriculares.
Ricardo Mendes
Licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Especializou o seu estudo académico nas dinâmicas identitárias ao nível dos contextos mais micro, seja no campo associativo, seja em bairros de intervenção prioritária. Tem dividido o seu trabalho entre a intervenção social e a produção cultural. Desempenha, neste momento, funções de Monitor na Ludoteca do C.S. São Boaventura da SCML. Com um público-alvo de crianças e jovens entre os 6 e 18 anos, desenvolve actividades de carácter lúdico mas também dinâmicas pedagógicas e culturais. No campo cultural, tem estado ligado profissionalmente às artes e à cultura desde 2005. Foi actor, encenador, técnico e, sobretudo, produtor. Trabalhou em projectos de diversos artistas e agentes culturais, bem como em alguns de sua criação. Para além do teatro, começou a desenvolver capacidades na criação em vídeo, tentando ligar a imagem ao argumento, com prioridade ao trabalho de pesquisa biográfica. Desde 2008, faz parte da equipa de produção do Indielisboa - Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, nas funções de Gestor de Sala no Cinema São Jorge. É membro da Direção e Produtor Executivo da caixanegra. colectivo de criação; associação une arte dramática ao vídeo e performance, trabalhando em espaços não formais.