top of page

Especialistas

Merxe Montaner Darás

Graduada en Educación Social, Mediadora Intercultural, Técnica en Animación Sociocultural e Investigadora en el ámbito adolescencia.
Actualmente realiza tareas de prevención, implementación e implantación de proyectos en Centros Educativos. Formadora en materias relacionadas con la Mediación, la Educación Emocional y la Violencia (de género, escolar, filio-paternal, homofobia, domestica, etc). Trabaja sobre temáticas para una mejor Convivencia utilizando como herramienta la tutoría entre iguales y realizando atenciones personalizadas.

​

No Congresso fará parte do Painel I - Património Cultural e Identidade com a comunicação:

"La mediacion património de todos y todas"

Abraão Costa

Mestre em Animação SocioCultural  e Associativismo pela Universidade do Minho e Licenciado em Animação SocioEducativa com especialização em Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Educação de Coimbra tem uma vasta experiência humanitária internacional em vários países. É Professor, Animador, Autor de mais de uma dezena de obras pedagógicas e de ficção e Coordenador de vários projetos internacionais. 

​

No Congresso fará parte do Painel II - Património Material e Imaterial com a comunicação:

"Projeto Origins: Os territórios património mundial

da humanidade como forma de combate à pobreza"

Albino Viveiros

Licenciado em animação sociocultural pelo Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior de Educação. Exerce funções como técnico superior de animação sociocultural na Câmara Municipal de Machico. Foi dirigente associativo em diferentes organizações de âmbito regional e nacional no âmbito da cultura e defesa do património cultural.

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"As narrativas do património e os trilhos do desenvolvimento local:

uma revisitação na perspetiva do animador sociocultural "

Ana da Silva

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do IPSantarém. Doutorada em Ciências da Educação, UVigo. Título Especialista em Educação e Intervenção Não Formal, Animação Sociocultural e Formação de Animadores/as.  Mestre Literaturas Comparadas, UNL. Coordena projetos de Animação Sociocultural. Animadora da Leitura e Escrita. Lecionou nos Institutos Politécnicos Leiria (línguas) e Castelo Branco (animação).

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Lixo é luxo: da transformação do desperdício em

riqueza cultural através da criação artística e animação territorial"

Ana Teodoro

Professora de Física e Química do ensino secundário, licenciada em Bioquímica e mestre em Estudos de Teatro. Tem alternado a sua atividade profissional entre a investigação científica (com mais de sete anos de experiência em diversas áreas) e a docência (tanto no ensino superior politécnico, como no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário).

​

No Congresso fará parte do Painel II - Património Material e Imaterial com a comunicação:

"O património imaterial português desafia a

Animação Sociocultural: o caso da dieta mediterrânica"

Cool Coop

Elisabete Fonseca-psicóloga, acompanhamento psicossocial, intervenção comunitária e formadora. Luís Nogueira, área da contabilidade e projetos de voluntariado nacional. Patrícia Silva: participação e Desenvolvimento Local, projetos de educação não formal e de cooperação para o desenvolvimento.

​

No Congresso farão parte do Painel I - Património Cultural e Identidade com a comunicação:

"FaCtor COOL - Projeto Intergeracional"

Filipa Pereira

Licenciada em Animação Sociocultural pela Escola Superior de Educação (ESELx), Instituto Politécnico de Lisboa (2010), e mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pela mesma instituição. Como animadora sociocultural, trabalhou na Misericórdia de São Pedro do Sul junto da população idosa e foi docente na licenciatura de Animação Sociocultural na ESE de Lisboa.

​

No Congresso fará parte do Painel II - Património Material e Imaterial com a comunicação:

"Reafirmar a Identidade Cultural Local:

o património Cultural imaterial local como recurso"

ILIE DUȚĂ

Mestre e licenciado em Escultura pela Faculdade de Artes e Design da Universidade de TimiÈ™oara, Roménia. Realizou programas de mobilidade ERASMUS em vários países. Realizou exposições individuais e coletivas na Roménia, em França e Portugal. Facebook: https://www.facebook.com/ilie.duta.1

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Lixo é luxo: da transformação do desperdício em

riqueza cultural através da criação artística e animação territorial"

José Ornelas

Professor associado com agregação, no ISPA – Instituto Universitário, em Lisboa, onde é director da Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário e do Mestrado e Doutoramento em Psicologia Comunitária.

Em 1987 fundou a AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial. Tem sido pioneiro na criação de respostas à desinstitucionalização e criação de serviços de apoio na comunidade para grupos em situação social de vulnerabilidade extrema. Em resultado deste trabalho, implementou o programa Casas Primeiro para pessoas sem abrigo com doença mental.

​

No Congresso fará parte do Painel I - Património Cultural e Identidade com a comunicação:

"O Sentido Psicológico de Comunidade num Contexto Associativo"

Maria Isabel Condessa

doutorada em Ciências de Educação, professora na  Universidade dos Açores e membro associado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho.

​

No Congresso fará parte do Painel IV - Património e Desenvolvimento Local com a comunicação:

"A Cultura no Brincar na Infância:

um caleidoscópio de aprendizagens para a vida"

Maria Teresa Barreto

Nascida em Évora no ano de 1967 vive em Palmela. Estudou na Antónia Arroio e desde aí tem utilizado as artes plásticas como meio de intervenção na educação de pessoas com necessidades educativas especiais.

​

No Congresso fará parte da Feira de projetos, apresentando e divulgando o projeto:

"A Arte vai a Casa!"

Mario Viché

Doctor en Ciencias de la Educación, Animador Sociocultural; Profesor Asociado de la Universidad de Valencia, Editor de la Revista quadernsanimacio.net; Profesor e investigador.

​

No Congresso fará parte do Painel I - Património Cultural e Identidade com a comunicação:

"Recuperando el património como espácio para

la convivencialidad"

Sandra Cordeiro

Fez parte da primeira “leva” do Curso de Animação Educativa e Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.

O percurso profissional foi desde 1997 ligado à animação de tempos livres e animação com séniores e faz parte desde 1998 da equipa técnica da Câmara Municipal de Palmela, assim como desde 2008 acumula a função de assistente convidada, do Curso de Animação e Intervenção Sociocultural, da ESE / IPS.

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Animação Teatral do património - Ruínas Mercado de Tróia"

​

​

Carlos Ribeiro

Fundador e dinamizador da Caixa de Mitos - Agência para a Inovação Social, é consultor em projetos de desenvolvimento e inovação. Além disto é gestor de conteúdos multimédia e jornalista cidadão.

​

No Congresso fará parte das propostas de workshops com o workshop:

"Como organizar e dinamizar um serão de aldeia"

Elsa Serra

Contadora de Histórias desde 1999 com 6 livros publicados.

Fez Curso de Expressão Circense/Teatro – Chapitô, curso de Educação/leitura da UAB, entre outros. Trabalhou como atriz e produtora em vários espetáculos e animações. Trabalhou com o DGLB –Programa de Itinerância de Promoção da Leitura. Tem vários projetos de incentivo à leitura e de inclusão social, nomeadamente “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, onde leva a leitura em voz alta, aos que estão sós no centro histórico de Lisboa.

​

No Congresso fará parte da Feira de Projetos com a apresentação do Projeto:

"Na Rua com Histórias - Uma biblioteca para todos"

Ema Inácio

Animadora Sociocultural, foi professora no Instituto Piaget de Almada (1999-2001) e na Universidade Autónoma de Lisboa  (2004-2007). Em 2007, criou o Terra.Corpo enquanto espaço de intervenção sociocultural de Educação pela Arte, Educação Emocional e Educação Ambiental que privilegia as linguagens expressivas não-verbais.

Atualmente é Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como Coordenadora e facilitadora de vários projectos do Terra.Corpo.

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a Comunicação:

"Aqui há História: Intemporalidades Criadoras e Expressivas"

E fará o workshop:

"Da Palavra ao Corpo: A Empatia enquanto Património Mundial"

José Gil

José Gil é Professor da Escola Superior de Educação de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal.
Estudou Teatro em Lisboa (Conservatório, IPL) e na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro de Vila Real.

Dirigiu vários espectáculos e companhias.

Actor, performer e poeta

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Animação Teatral do património - Ruínas Mercado de Tróia"

E estará na Feira de Projetos no sáb. com a apresentação do projeto:

"O meu país é o meu corpo"

Carles Monclús

Profesor del Ciclo Formativo de Grado Superior en Animación Sociocultural des del año 1996, profesor asociado del Departamento de Didàctica y OE de la Universidad de Valencia desde el año 2010, impartidendo clases en los Grados de Trabajo Social, Educación Social y Magisterio. Desde 1984 al 1996, maestro de Primaria.

Comprometido en diferentes movimientos sociales, ecologistas y culturales. Durante años presidente de la Asociación Valenciana de Espina Bífida, miembro de Benimaclet Viu y de Acció Cultural del País Valencià. Promotor de la Universitat Lliure de Benimaclet.

​

No Congresso fará parte do painel IV - Património e Desenvolvimento Local com a comunicação:

"Nuevas Tecnologias y património: el uso de la geolocalización

e aplicaciones moviles para a realización de actividades educativas

y de difusion"

Olga Oliveira

Psicóloga educacional, com um doutoramento em psicologia comunitária pelo ISPA-IU. Atualmente exerce funções e coordena os Serviços de Psicologia e Orientação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Tem como principais interesses  investigação ligada ao voluntariado, sentimento de comunidade, orientação vocacional e desenvolvimento de carreira e factores humanos.

​

No Congresso fará parte do Painel I - Património Cultural e Identidade com a comunicação:

"O Sentido Psicológico de Comunidade num Contexto Associativo"

Rui Fonte

Licenciado em Animação Socioeducativa pela ESE de Coimbra. Pós-graduado em Ciências Documentais pelo ISLA de Santarém. Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Animação Sociocultural, pela UTAD. Conclui, em 2015, o Doutoramento em Ciências da Educação, na UTAD.

Atualmente, é coordenador responsável pela Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo. É autor de vários artigos e livros sobre Animação Sociocultural, nas suas mais diversas abordagens.

​

No Congresso fará parte do Painel IV - Património e  Desenvolvimento Local com a comunicação:

"O património cultural da Fundação Lapa do Lobo

como factor de desenvolvimento local"

Joana Nogueira

Licenciada em professores do ensino básico variante educação musical; pós graduada em história da educação; mestre em história da educação e da pedagogia e mestre em ensino da música pela universidade do minho; doutorada em Didáctica e inovação escolar pela universidade de S.Tiago de compostela; pedagoga musical; escritora e autora do projeto artístico em educação:" oskar,o ouriço musical"; possui vários artigos publicados em revistas de educação e é oradora convidada em Congressos nacionais e internacionais na sua area de intervenção. Actualmente é professora no Instituto de estudos superiores de fafe.

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Oskar, o Ouriço Musical - Projeto Artístico em Educação"

José Manuel Soares (ZM)

Professor Adjunto da Escola Superior Educação do IPSantarém. Coordenador de Departamento de Artes Visuais, Performativas e Motricidade Humana; Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia; TeSP Pintura e Ilustração; Gabinete de Comunicação e Imagem; Área científica de Artes Visuais. Título de Especialista em Pintura, Design Gráfico e Vídeo.

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Lixo é luxo: da transformação do desperdício em

riqueza cultural através da criação artística e animação territorial"

Paula de Melo Cruz

Animadora Sociocultural no ATL da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de 1º Ciclo nº1 de Setúbal – Areias.

Mestranda em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Música Erudita e Lírica - Projeto com Crianças"

Filipe Fialho

Docente do Departamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal desde 1997.

Mestrado em Educação com especialização em Formação Pessoal e Social, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

​

No Congresso fará parte do Painel III - Património e Expressões Artísticas com a comunicação:

"Música Erudita e Lírica - Projeto com Crianças"

Paula Guerra

Licenciada em Animação Sociocultural, pela Escola Superior de Educação de Lisboa.

Tem desenvolvido projetos de Animação Sociocultural enquanto freelancer, entre eles, “A Bagagem do Animador Sociocultural” que pretende levar projetos e atividades de Animação Sociocultural a diversos contextos e públicos. As suas viagens pelo mundo da Animação Sociocultural têm sido vividas com os públicos mais jovens.

Atualmente é Animadora Sociocultural na Escola Profissional Bento Jesus Caraça – Delegação do Barreiro, levando a Educação Não-Formal para o contexto educativo.

​

No Congresso fará parte dos Workshops com a proposta:

"Oficina de Dinâmicas de Grupo"

Patrícia Azevedo

Desde muito cedo que se interessa pela Arte e pelo trabalho com crianças. Tem formação superior em artes plásticas (pintura) e em educação artística. Desde os 18 anos que trabalha enquanto animadora sociocultural, professora de artes plásticas e educação artística e, desde há 10 anos, enquanto mediadora cultural (MMun. Sesimbra, Muhnac, Jardim Zoológico, MNac. Música, CAMB). Em 2016 lançou o Entre Memórias – Educação Patrimonial Itinerante para continuar a sensibilizar diferentes públicos para a importância do nosso património.

​

No Congresso fará parte da Feira de Projetos com a proposta:

"Entre Memórias - Educação Patrimonial Itinerante"

Filipa Araújo Santos

Arqueóloga, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de
Lisboa. Desde 2014, integra a equipa de Arqueologia das Ruínas Romanas de Troia, responsável pela gestão do sítio arqueológico e chefiada pela Dra. Inês Vaz Pinto. Participa na investigação científica, onde se desenvolvem anualmente escavações arqueológicas, assim
como na divulgação e valorização do monumento junto do público, com visitas guiadas, atividades pedagógicas e preparação de eventos.  Está atualmente a desenvolver a sua tese de mestrado sobre as ultimas ocupações romanas em Troia, intitulada «Cerâmica comum da oficina 1 de Troia: um contexto do século V».

​

No Congresso fará parte do Painel IV - Património e Desenvolvimento Local com a comunicação:

"O envolvimento da Comunidade Escolar com as Ruínas de Tróia"

bottom of page