top of page

Especialistas

abraaocosta.jpg

                                             Abraão Costa

Abraão Costa é Mestre em Animação Sociocultural e Associativismo. Tem uma vasta experiência humanitária internacional em mais de 100 países dos 5 continentes. 

Professor, Formador, Animador, Educador Social, Investigador Social e Autor de mais de uma dezena e meia de obras pedagógicas e de ficção. 

É Embaixador do Programa Erasmus + da União Europeia desde novembro de 2022.  É formador dos Programas Erasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, da Federação Nacional de Associações Juvenis, entre outras estruturas de relevo nacional e internacional.  

Desempenha as funções de CEO/Secretário-Geral Executivo da PASEC - Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural.

Desempenha ou desempenhou o papel de Coordenador Pedagógico em várias organizações não governamentais e públicas de caráter nacional e europeu, coordenando projetos internacionais de desenvolvimento local e intervenção comunitária. 

É Presidente da AFPAD – Associação Famalicense de Proteção e Apoio à Deficiência. 

É Artista Residente do Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 em Famalicão no âmbito do Plano Nacional das Artes. 

No Município de Famalicão é o responsável por projetos na área da Educação, Desporto e de Inclusão Inteligente. 

Conferencista em inúmeros congressos internacionais, as suas exposições são sobretudo dedicadas aos temas da Animação Sociocultural, Metodologias Participativas, Educação para a Cidadania e Participação Juvenil.

No Congresso fará parte do Painel I - As Competências transversais no exercício profissional com a comunicação:

A Animação Sociocultural e a promoção das novas competências sociais e de cidadania no âmbito da União Europeia – os contextos do Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade

angelovalente.jpeg

                       Ângelo Valente

Animador sociocultural ligado ao envelhecimento há mais de 18 anos, com projetos marcantes como o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, o projeto Interage, o projeto "Abraços com Histórias", "Felicidade Sobre Rodas", Todos somos uma Canção"; "Caixa Aberta". 

Com a maior das energias, faz da animação ferramenta e a criatividade factor EXTRA para tornar tudo e todos à sua volta, mais felizes!

Fundou  Extragenária tem como missão criar oportunidades para a felicidade em todas as fases da vida. Acreditamos que com o passar dos anos, cada indivíduo desenvolve superpoderes únicos, caracterizados pelo denominado "fator Extra", que o tornam especial e o conectam a outras pessoas.

A Extragenária está comprometida em aproveitar o potencial dos superpoderes das pessoas mais velhas e a oportunidade de vivermos mais anos felizes. Nesse sentido, a Associação assume uma postura proativa, indo além do convencional, e não tolera que estereótipos ou preconceitos limitem a nossa visão.

No Congresso orientará a Sessão Interativa: Marketing, Comunicação e Influência social

honza12.jpg

                                    Jan Hloušek

Jan Hloušek tem trabalhado como advogado em várias organizações sem fins lucrativos. Atualmente, lecciona cursos relacionados com sistemas sociais, aconselhamento social, bem como um curso de animação sociocultural para estudantes de licenciatura e mestrado do Instituto de Serviço Social da Faculdade de Letras da Universidade de Hradec Králové, no qual colabora com a Escola Superior de Educação de Coimbra. No seu curso, o Dr. Hloušek centra-se em visões gerais dos modelos de animação sociocultural e, em seguida, na sua utilização prática. O foco está principalmente na utilização da animação sociocultural no trabalho social comunitário. No âmbito deste tópico, foi o solucionador de um projeto inovador apoiado pelo Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais, cujo resultado foi a metodologia de utilização de métodos de animação sociocultural no sistema de serviços sociais na República Checa.

Além disso, presta atenção aos desafios e oportunidades do mundo digital na "interface" dos cuidados sociais. Jan Hloušek tem experiência na utilização da inteligência artificial (IA) no aconselhamento social profissional, na área do desenvolvimento e teste de um chatbot conversacional, que desenvolve em conjunto com a Universidade de Hradec Králové no âmbito de um projecto apoiado pela Agência de Tecnologia da República Checa.

No Congresso fará parte do Painel II - O caminho e futuro da Animação Sociocultural na era das competências

           Paulo Teixeira

Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), está actualmente a finalizar o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa. Possui uma vasta e multifacetada experiência profissional, colaborando enquanto formador, consultor e especialista com um vasto leque de organizações nacionais e internacionais há mais de 25 anos.
Integrou a Direção da Sociedade Europeia de Avaliação, é membro da Sociedade Americana de Avaliadores, foi coordenador do Núcleo de Lisboa da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) e fundou em 2006 a Logframe – Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente. Integra o grupo de especialistas em avaliação e o grupo de comunicação e narrativas da RAN - The Radicalisation Awareness Network da Comissão Europeia.
Colabora com organizações do Ensino Superior nas áreas da avaliação, planeamento e inovação social, nomeadamente com a Universidade Católica Portuguesa, onde co-coordena a Pós-Graduação de Avaliação de Programas e Projetos Sociais. Recentemente lançou a BUZZ – Agência de Comunicação para a Economia Social.
É autor, entre outros, dos livros “MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos”, “MAPA – Manual de Facilitação para a Gestão de Eventos e Processos Participativos” e “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”.

No Congresso orientará a Sessão Interativa: Sistemas de Análise/Controlo e Avaliação

pauloteixeira.jpg
Nuno Abranja_ISCE.jpeg

            Nuno Abranja

Doutorado em Ciências do Trabalho - Empreendedorismo Turístico, pela Universidade de Cádiz. Mestre e pós-graduado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo, pela Universidade de Aveiro. Licenciado em Planeamento do Desenvolvimento Turístico, pela ULHT. Tem bacharelato em Turismo, Hotelaria e Termalismo, pelo ISCE. Diretor do Departamento de Turismo, coordenador Erasmus+ e da Unidade de Promoção da Atividade Empreendedora, no ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Professor convidado no ISG e na ESTM-IPL. Investigador permanente do CiTUR, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo. Editor executivo da revista científica Tourism and Hospitality International Journal. CEO da consultora OMelhorDoTurismo. Auditor, consultor, business coach e formador para várias empresas. Membro de 36 comités científicos internacionais. Autor e coautor de 9 livros e inúmeros artigos científicos e comerciais. As suas áreas de investigação e especialização são o turismo, a hotelaria, o marketing e o empreendedorismo.

No Congresso orientará a Sessão Interativa: Proatividade e Empreendedorismo

Ricardo Ferreira 

Ricardo Viseu Ferreira é um profissional com vasta experiência em formação, auditoria bancária, gestão de eventos e ensino universitário. Possui um mestrado em Economia e Gestão de Empresas, uma especialização em Matemática e Contabilidade, e uma licenciatura em Economia, com ênfase em Política Monetária. Atualmente é CEO da FormaSpot, uma plataforma de aprendizagem ao longo da vida que utiliza inteligência artificial (machine learning e blockchain) para avaliar o perfil de competências dos utilizadores, aconselhando cursos personalizados e auxiliando, consequente, na entrada no mercado de trabalho. Tem 25 anos de experiência em formação profissional, em geografias como Angola e Região Autónoma da Madeira, ministrando cursos em áreas como economia, contabilidade, gestão financeira e estatística. Tem competências em empreendedorismo, liderança de equipas, satisfação do cliente, gestão de eventos, inteligência empresarial, comunicação, B2B e tecnologias educacionais. Tem igualmente experiência na elaboração de relatórios, sendo especialista em estatísticas SPSS. Produziu diversos artigos científicos e é autor de livros na área de economia e formação.

No Congresso orientará a Sessão Interativa: Liderança e Trabalho em Equipa

Foto Ricardo V Ferreira.png
sandra-marques-blinkYou-brand-photography.jpg

          Sandra Marques

Sou Fotógrafa há 14 anos!!
Trabalhei 23 anos em empresas, mas sempre procurei conectar-me com minha essência criativa e ser Empreendedora.

Iniciei o meu percurso na Fotografia, em 2009. Comecei por estudar e me especializar em eventos sociais e sessões fotográficas em estúdio e exterior. Foram mais de 500 momentos felizes vivenciados e bem eternizados!
Em 2018, decidi estudar áreas diferenciadas de coaching, inteligência emocional, negócios e criatividade. Criei a imagin.ativa mentoria de negócio e formação. Todo este trabalho com Empreendedores trouxe-me à Fotografia de Marca Pessoal e Profissional que é a Missão da blinkYou brand Photography.

No Congresso orientará o Workshop: Desenvolvimento da observação, análise e criatividade através da fotografia

Pedrosilva 2.jpg

          Pedro Silva

Pai de 3 filhos. Quando terminou o 9º ano escolheu estudar teatro numa escola profissional levando a sua avó a dizer: - “Oh! Filho, tu davas um advogado tão bom”.

Nunca trabalhou profissionalmente como ator, mas como assistente de encenação ajudou a montar várias peças enquanto estudava ciências da comunicação no ensino superior. 

Servir às mesas no verão e trabalhar em armazéns no Reino Unido complementou a experiência profissional na juventude. Temperou estas experiências com a fundação de 2 associações juvenis culturais (“Persona Katartica e “O círculo”) e muitas viagens pela europa de mochila às costas.

Em 2006 começa a dar aulas na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça e aí desenvolve um conjunto de outras tarefas, nomeadamente: trabalho administrativo, de apoio à direção pedagógica e de comunicação da escola. 

É diretor da delegação do Barreiro há 13 anos. Aqui, as suas prioridades têm sido criar uma cultura de escola segura, respeitadora das identidades dos alunos e que privilegie a autonomia dos professores.

Ainda não sabe bem o que quer ser quando for grande mas está cheio de esperança nas gerações atuais e futuras.

No Congresso fará parte do Painel I - As Competências transversais no exercício profissional com a comunicação:

As competências transversais no Ensino Profissional

suzeteterezinha.jpeg

          Suzete Terezinha Orzechowski

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1987),

especialização em Psicologia Educacional e mestrado em Educação- Formação de Professores pela Universidade Estadual de Campinas em convênio com a UNICENTRO (2000). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Pedagogia, com ênfase em Educação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em espaços

escolares e não escolares, gestão pedagógica, Pedagogia Social, o trabalho pedagógico escolar e não escolar. Doutorado em Educação-Formação de professores com Bolsa Capes PDSE na PUC/Pr - UNED/Madrid. Líder do GETFOP - Grupo Educação, Trabalho e

Formação de Professores. Integrante do FORPPED - Forum Parananense dos Cursos de Pedagogia. Integra também o Movimento Nacional em defesa do curso de Pedagogia. Membro do Grupo de Trabalho da RePPed - Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia- pesquisa Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021. Pós doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa junto ao Núcleo de Estudos em Pedagogia Social e Educação Social. Compõe a Comissão científica da Revista Cadernos de Animação e Educadores Sociais, Editora monográfica da Revista Pacticum - “EL PRACTICUM Y LAS PRÁCTICAS EXTERNAS EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN SOCIAL”. Como últimas publicações na área destacam-se os artigos Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária e, Fundamentos da Pedagogia Social para uma formação na Educação Social.

No Congresso fará parte do PAINEL II – O caminho e futuro da Animação Sociocultural na era das competências

PHOTO-2023-09-25-16-37-59.jpg

          Joaquim Trovão

Nascido em Évora, concluiu, em 1992, a licenciatura em Ensino de Física e Química pela Universidade de Évora.

Possui uma pós-graduação em “Administração e Gestão Escolar”, pela Escola Superior João de Deus e um mestrado em “Recursos Digitais em Educação”, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito do qual publicou diversos trabalhos de investigação.

É professor desde 1992 e pertence, há 29 anos, ao atual Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva (AEPAS), em Casal de Cambra, Concelho de Sintra, onde leciona as disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Física e Química, sendo também o Presidente do Conselho Geral desde 2010.

Em 2019, foi nomeado, pela EU Code Week, “Leading Teacher Code Week” Português, participou na “EU Code Week Pilot Summer School”, em Bruxelas e foi o moderador português do curso “EU Code Week - Deep Dive MOOC” da “European Schoolnet Academy”.

Durante o período pandémico foi o responsável pela elaboração do plano de ensino a distância que permitiu a resposta célere ao desafio de prosseguir com a resposta educativa do Agrupamento a que pertence, permitindo a prossecução do regular funcionamento da prática letiva e assegurando o acompanhamento do apoio e capacitação digital dos

docentes num período de incerteza e de, concomitantemente, necessidade de assegurar a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Em 2020, foi nomeado, pela Direção-geral de Educação, Embaixador Digital do Plano de Transição Digital afeto ao CFAE Novafoco onde também é formador na área das Tecnologias Digitais como recurso pedagógico, desde 2017.

No Congresso orientará o Sessão Interativa: Tecnologia e Inovação Digital

mariamanuelfrois.JPG

          Maria Manuel Frois

Tem uma experiência profissional de mais de 35 anos.

Dedicou grande parte desse tempo aos temas da comunicação e das relações entre as pessoas através da sua atividade de formação e coaching e à análise de perfis em assessments.

É igualmente longa a sua experiência na utilização da ferramenta comportamental DiSC para a qual possui três certificações internacionais que a habilitam a conduzir, em qualquer parte do mundo, certificações para profissionais que pretendam trabalhar com o DiSC da Wiley.

É sócia fundadora da Hiper - High Performance, a empresa que distribui desde 2007 em
Portugal, Angola e Moçambique o DiSC da Wiley, a maior rede de distribuição do mundo de ferramentas para o desenvolvimento de pessoas.

Colabora com a Universidade Autónoma de Lisboa – UAL, no EMBA de Recursos Humanos, na disciplina de Comunicação Organizacional.

Nos últimos 30 anos, desenvolveu a sua actividade na área da melhoria das relações entre as pessoas, do desempenho das equipas e na forma como interagem, desempenhando funções de consultora, facilitadora, comercial, coach e directora de investigação e desenvolvimento. Lidera projectos e equipas em soluções costumizadas de (trans)formação em liderança, vendas, negociação, serviço ao Cliente, gestão de conflitos, eficácia pessoal e comunicação – falar em público, conduzir reuniões, escrita eficaz, comunicação one-to-one.

No Congresso orientará a Sessão Interativa: Relacionamento Interpessoal, Resiliência e Assertividade

helena-marujo.jpeg

          Helena Marujo

Helena Águeda Marujo é doutorada em Psicologia (Psicoterapia e Aconselhamento
Educacional) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
É Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da
Universidade de Lisboa, onde exerce os cargos de Coordenadora Científica da Pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada e onde é investigadora integrada do Centro de Administração e Políticas Publicas (CAPP).
É Titular da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável da
Universidade de Lisboa.
É membro do Conselho Consultivo da International Positive Psychology Association e da Direção da European Network of Positive Psychology.
Autora de inúmeras obras científicas e de divulgação da ciência, teve como publicações mais recentes, em Língua Portuguesa, e em coautoria, o livro “Humanizar as Organizações: Novos Sentidos para a Gestão de Pessoas” (2019) da Editora RH e, na Editora Pactor/ISCSP, o livro “Educação para a Paz Global Sustentável: Complexidades e Contributos.” (2022).

No Congresso orientará a Sessão Interativa: Bem-Estar e Felicidade Organizacional

lucianomercado.jpg

          Luciano Mercado

Recreacionista. Professor de Educação Física. Licenciatura em Atividade Física e Desporto. Docente universitário. Especialista em Jogo e Corporeidade. 
Responsável pela Área de Extensão da Faculdade de Educação e da Escola Universitária de Educação Física. Universidade Católica de Salta. Ucasal
Diretor Pedagógico do Diploma em Recreação Educativa e Práticas Comunitárias da Universidade Nacional da Patagónia Sul. 
Membro da Coordenação Provincial de Educação Física de Salta. Argentina.  
Autores dos livros "Jogo e Recreação na Educação", "Política e Poética da Recreação" e "Recreação do Sul". 
Diretor Pedagógico da Especialização Superior em Recreação, ação e promoção comunitária, ISFD Concordia. Entre Ríos.
Cofundador da Escola de Recreação Livre. Argentina.

No Congresso fará parte do PAINEL II – O caminho e futuro da Animação Sociocultural na era das competências

Susanasilvestre.JPG

          Susana Silvestre

É formadora nas áreas de Design Thinking, Visual Thinking, Storytelling, world café e facilitadora de processos participativos desde 2020. Tem certificação internacional em Coaching – Pessoal e Profissional, pelo Instituto de Ciências Comportamentais e de Gestão. 

Licenciada em Comunicação Social e Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa tem cursos de Empreendedorismo e Indústrias Criativas, pelo Audax/ ISCTE, Design Thinking pela IDEO e Scennario Planning pela IF Insight & Foresight.

Susana tem experiência consolidada na liderança de processos participativos com equipas de trabalho e com cidadãos, em território nacional e internacional. Foi Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX) entre 2010 e 2021. Entre 2022 e 2023 foi Chefe da Divisão de Monitorização, do Planeamento Urbano, da Câmara Municipal de Lisboa.

É co-autora da publicação “Toolkit: civic engagement in public libraries” (em fase de edição) com a Public Libraries 2030 e o Joint Research Center (Comissão Europeia). Também publicou “Alcântara World Café: Lisbon Public Libraries Network e NOVA University Partnership with in Communities’ Processes of Participation”.

No Congresso orientará o Workshop: Criatividade, Originalidade e Iniciativa

paulosousa.jpeg

          Paulo Sousa

Paulo Sousa é investigador, consultor e formador e docente convidado de diversas instituições de ensino superior nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Processos de Negócio, Lean e Engenharia com mais de 30 anos de experiência no mercado nacional e internacional. 
É PMO Officer no programa de I&D Universidade/Indústria – Universidade do Minho/Bosch Car Multimédia Braga. É ordador em diversas conferências nacionais e internacionais e tem publicados diversos artigos científicos na área de Gestão de Projetos, Lean, Governance, Sustentabilidade e melhoria de processos organizacionais.
Licenciado em Eng.ª Civil - UBI, possui Pós-Graduação em Eng.ª Rodoviária - FCTUC, Pós-graduação em Gestão de Projetos – PBS, Especialidade em Engenharia e Gestão de Processos de Negócio (BPM) – FEUP, Estratégia e Liderança – London Business School , MBA em Gestão de Empresas – IOBM e Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia – UM.
É certificado internacionais em gestão de projetos por diversas organizações: Sénior Project Manager -IPMA level B®️, Prince 2®️, Certified Scrum Master®️, Certified Product Owner®️, CPP e PMO-CP®️. É membro Senior da Ordem dos Engenheiros, Perito da ISO 21500, Business Manager do Observatório Português de Gestão de Projetos e Presidente da APOGEP.

No Congresso orientará o Workshop: Aprendizagem Ativa e Estratégias de Aprendizagem Continua

bottom of page