Enquadramento
O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia deliberaram para 2023, o “Ano Europeu das Competências”.
​
Na “Agenda de Competências para a Europa", encontra-se um compromisso na revolução das competências para assegurar a recuperação da economia, reforçar a competitividade global e a justiça social da Europa e para transformar as transições ecológica e digital em oportunidades para todos (Jornal Oficial da União Europeia C465 de 17.11.2021).
​
A agenda estabelece um conjunto de objetivos em matéria de melhoria das competências já existentes e de formação em novas competências. Pretende dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida, capacitando as pessoas para essas transições, apoiando em matérias de inovação e competitividade.
​
Promover a competitividade, a participação e o talento, dispondo de recursos humanos com as competências adequadas ao mercado de trabalho, é essencial e conduz a mais inovação e melhora a competitividade das organizações.
​
Nas palavras da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, é necessário investir na melhoria das competências dos trabalhadores e das trabalhadoras, pois estes beneficiarão de melhores oportunidades de emprego e participarão plenamente na sociedade.
​
É com esta consciência de missão e de dever de contribuir para um investimento mais elevado, mais eficaz na formação e na melhoria de competências dos Animadores Socioculturais em Portugal que a APDASC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural se associa ao “Ano Europeu das Competências”.
​
Assim, o XXXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural: (re)conhecer competências, oferece dois dias de reflexão, partilha e experimentação, proporcionando momentos de aprendizagem e de interação entre os participantes.
​
Contamos com todos!
​
Isabel Filipe
(Presidente da APDASC)