Comissão Científica
Carla Cibele Figueiredo
Começando pela Educação não formal, é de referir que Carla Cibele Figueiredo realizou
formação em teatro nas oficinas jovens do teatro da Comuna-Teatro de Pesquisa
(1981-1984), tendo posteriormente colaborado durante vários anos (a partir de 1987) com a UPAJE, associação que se dedica à ocupação lúdica e criativa dos tempos livres das crianças e jovens. Recentemente (2014) voltou a fazer parte de uma associação de âmbito comunitário, intitulada “Move-Comunidades” de que é co-fundadora.
Em termos da Educação formal e conferente de grau académico, é de referir que realizou o curso do Magistério Primário (Lisboa, 1987), é licenciada em Psicologia da Educação (ISPA, 1994), tendo ainda o mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta, 1999) e o doutoramento em Educação Universidade de Lisboa, 2011).
Foi professora do 1º Ciclo, Técnica de Educação no Ministério da Educação (Instituto de Inovação Educacional) até 1999, ano em que transitou para a Escola Superior de Educação de Setúbal como docente do ensino superior. Está actualmente inserida no departamento de Ciências Sociais e Pedagogia, tem trabalhado na formação inicial e contínua de professores, educadores e animadores socioculturais, coordenando actualmente o curso de Animação e Intervenção Sociocultural. Tem feito vários
projectos de formação, de investigação e de intervenção comunitária nas áreas da cidadania, multiculturalidade e das políticas educativas. Colabora com várias instituições e agências de avaliação, apoiando, como perita externa, desde 2009, as escolas inseridas em Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP).
Joana Campos
Docente na licenciatura em Animação Sociocultural da ESELx, desde 2009, integrando a coordenação do curso, anteriormente no curso de Animação Cultural e Educação Comunitária da ESES. A par da docência, tem vindo a participar em diversas iniciativas relativas aos Animadores Socioculturais e à Animação Sociocultural, nacionais e estrangeiras. No âmbito dessa participação destaca-se a colaboração em diversas publicações. Tem participado em projetos de investigação e de intervenção, a partir da pertença a diferentes equipas da ESELx-IPL e do CIES-IUL, em áreas de relevância para a formação de Animadores Socioculturais. Nos últimos anos, tem sido crescente o interesse pela investigação em torno das Profissões, Profissionalização e Conhecimento Profissional dos profissionais do Trabalho Social e os da Educação, em que se incluem os Animadores Socioculturais, entre outros.
Eva Corrêa
PHD em Educação, Mestre em Criatividade Aplicada e Licenciatura em Educação pela Arte. Professora Coordenadora do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo – ISCE. Responsável e docente de unidades curriculares (Licenciatura e Mestrado), em Educação Artística, e Desenvolvimento e Avaliação de Projetos.
Coordenadora da Licenciatura em Animação Sociocultural do ISCE, e orientadora dos projetos finais de investigação deste curso.
Orientadora de relatórios finais do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de Teses de Mestrado em Educação Social – Gerontologia.
Arguente de várias Teses de Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação.
Formadora de algumas Ações de Formação na área das Expressões Artísticas, Técnicas de Expressão Criativa e Criatividade.
Publicações em Portugal e Espanha, nas áreas da Educação, Criatividade, Animação Sociocultural, Educação Artística e Expressões Integradas.
Membro de várias comissões organizadoras e científicas de congressos internacionais.
Avaliadora da Bolsa de Avaliadores da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação – Avaliação de candidaturas.
Ana da Silva
Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE | IPSantarém)
Doutorada em Ciências da Educação - Intervenção Psicossocioeducativa, pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo (Espanha)
Título de Especialista em Educação e Intervenção Não Formal, Animação Sociocultural e Formação de Animadores/as.
Mestre em Literaturas Comparadas, Portuguesa e Francesa, Séculos XIX e XX, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Membro do Conselho Técnico-Científico da ESE|IPSantarém.
Membro da UIIPS-Unidade de Investigação do IPSantarém.
Coordenadora e Dinamizadora de diversos projetos de Animação Sociocultural, Educação Não Formal, Artes e Cultura (a nível local, nacional e internacional).
Coordenadora da área de animação sociocultural do Instituto Politécnico de Santarém e do espaço Tertúlia.
Animadora da Leitura e da Escrita.
Docente e Coordenadora de cursos na área da Animação Sociocultural na ESE|IPSantarém.
Docente na área das línguas, culturas e artes na ESE|IPSantarém.
Cocoordenadora da área científica Estudos e Projetos Socioeducativos do Departamento de Ciências Sociais e da área científica Educação e Intervenção Não Formal do Departamento de Educação e Currículo da ESE|IPSantarém.
Lecionou no Instituto Politécnico de Leiria, em cursos de licenciatura na área das línguas; e no Instituto Politécnico de Castelo Branco, em curso de mestrado, na área da animação sociocultural.
Foi professora de Português, Português-Estudos Sociais nos ensinos básico e secundário, tradutora e intérprete.
José Caride Gomez
Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Pedagogia), com Prémio Extraordinário, pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), onde é Professor de Pedagogia Social na Faculdade de Ciências da Educação. Foi Comissário da USC para o projecto "Campus da Cidadania", nas áreas de Ciências Sociais e Jurídicas, Artes e Humanidades (2015-2018). Dirige o Grupo de Investigação "Pedagogia Social e Educação Ambiental" (SEPA-interea), com linhas de investigação em "Pedagogia Social, desenvolvimento comunitário e iniciativa cívica", "Tempos educativos e sociais", "Educação Social, Cidadania e Direitos Humanos", "Educação Ambiental, cultura da sustentabilidade e desenvolvimento humano".
Presidiu à Sociedade Ibero-Americana de Pedagogia Social (2002-2013), da qual é membro fundador. Autor de mais de 500 publicações, recebeu vários prémios: "Orden al Mérito Institucional" do Consejo Mundial da Educación (UNESCO, 2004), Insignia Fonseca (USC, 2018), Sarmiento de Honra (USC, 2019), ou o IX Premio de Investigación José Manuel Esteve (Universidad de Málaga, 2019). Foi coordenador da área de Ciências da Educação na Agência Estatal de Investigação (AEI), entre 2018-2023; desde 2021 é membro académico-investigador da Comissão Nacional de Avaliação da Atividade de Investigação (CNEAI-ANECA, Ministério das Universidades espanholas).
Mario Viché
Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Educação
a Distância (UNED). Professor aposentado na Universidade de Valência e da UNED na Licenciatura em Educação Social. Participou como docente em cursos e programas de pós-graduação na Universidade René Descartes, Paris V, Universidade de Salamanca e na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro no Paraná. Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal Fluminense (Brasil), Universidade de Trásos-Montes Alto Douro e Instituto Politécnico de Santarém (Portugal). Trabalhou como gestor cultural na
direção do Festival Internacional Cinemajove, em Valência. Professor e formador de animadores socioculturais, publicou mais de doze livros monográficos na área da Animação Sociocultural e Educação Não Formal, bem como inúmeros artigos e colaborações em várias publicações internacionais. Atualmente imparte aulas de ciberanimação na Universidade Católica do Peru. É editor da revista digital “Quaderns d'Animació i Educació Social” http:quadernsanimacio.net. É membro de honra da Orden profissional das Educadoras e dos educadores sociais de la Comuntat Valenciana e membro de hora de APDASC em Portugal.