Evento totalmente online
3 Dias
5 mesas redondas
35 Convidados
Bem vindos
O II Congresso Nacional de Animação Sociocultural: Um novo Olhar sobre a Profissão, surge com o objetivo principal de dar continuidade ao debate e trabalho realizado no I Congresso Nacional de Animação Sociocultural (Aveiro, 2010).
O Estatuto da carreira de Animador/a Sociocultural (2010), com versão atualizada e acrescentada, aprovado no XXIX Congresso Internacional de Animação Sociocultural (Guarda, 2019) foi, pela primeira vez na história da Animação Sociocultural em Portugal, discutido em Plenário na Assembleia da República (2021).
Dando nota do processo e do caminho recente realizado nesta matéria, relembramos que tudo aconteceu porque os Animadores Socioculturais envolvidos quiseram muito FAZER ACONTECER! Lançou-se uma Petição que reuniu 4365 assinaturas, foi entregue no dia 17 de julho de 2020 e apreciada no dia 2 de junho de 2021 em plenário, fazendo-se acompanhar de dois Projetos apresentados por diferentes partidos políticos: Projeto de Resolução 1308/XIV/2 e Projeto de Lei 649/XIV/2. O Projeto de Lei baixou, sem votação, à 10.ª Comissão de Trabalho e Segurança Social através de um Requerimento, apresentado pelo Bloco de Esquerda, submetido a votação na reunião plenária e aprovado por unanimidade – encontra-se, atualmente, em análise. A esperança continua!
Sentimos com paixão e dedicação que o nosso trabalho, Animadores Socioculturais, nunca foi em vão e que, para Fazer Acontecer, é necessário estarmos cada vez mais unidos e partilharmos valores como o altruísmo, a lealdade, a tolerância, a empatia, a solidariedade, a coragem, a cooperação, a perseverança e o respeito. Acreditamos que o caminho faz-se caminhando, exigindo um novo paradigma de intervenção e de entendimento onde a interdisciplinaridade assume um papel determinante. O lema "juntos somos mais fortes" nunca fez tanto sentido!
É tendo em conta esta necessidade de promover o diálogo partilhado e cooperativo que a APDASC convidou para o seu congresso diferentes atores intimamente ligados à Animação Sociocultural. Assim, este apresenta-se estruturado em cinco Mesas Redondas onde os convidados assumem um papel determinante, colocando em debate diferentes matérias do interesse dos Técnicos de Animação Sociocultural e da comunidade.
Assim, convidamos todos, em especial os Animadores Socioculturais, a participar neste evento que pretende através do debate e da partilha, coconstruirmos o nosso futuro. Fazer chegar aos principais responsáveis pelas resoluções do nosso país, as nossas preocupações, anseios, mas sobretudo realçar e afirmar a necessidade de reconhecimento e valorização dos Animadores Socioculturais e da Animação Sociocultural em Portugal, será determinante para continuarmos o nosso processo.
Contamos com todos!
Isabel Filipe
(Presidente da APDASC)